Se INSCREVA em nosso Canal

Se INSCREVA em nosso Canal
Assista no YOUTUBE os Melhores Vídeos de Notícias e Eventos da Região

sexta-feira, 1 de junho de 2012

Blog "Pedraafiada" faz matéria sobre a revolta dos jovens de Itambé, com o atual prefeito, em redes sociais.


    
Nasce um novo cidadão?

 

Demorou mas a mobilização dos jovens de Itambé em função do desenvolvimento da cidade já começa a dar sinais pelo menos nos blogs e redes sociais. Esse fenômeno se dá graças ao aumento de acesso à internet nos lares dos itambeenses. Nas últimas semanas dois assuntos dominaram os comentários e postagens: o primeiro está relacionado à programação do São João 2012. A comissão organizadora do evento alega que a crise causada pela seca na região obrigou o município a reduzir os dias dos festejos e economizar nos gastos com a estrutura da festa o que não convenceu muito bem os habitantes da cidade como pode ser conferido nos comentários publicados no blog Itambé Agora. Segundo a organização da festa os festejos acontecerão nos dias 22, 23 e 24 de junho na Praça San Filli. A população está revoltada principalmente por se tratar de um ano eleitoral.

Seguindo o debate foi publicado no Facebook uma série de comentários a respeito de um ônibus escolar que estaria sendo utilizado como transporte particular. O ônibus foi visto em uma praia de Ilhéus. Enquanto isso, os estudantes que deixam a cidade para estudar nas cidades vizinhas sofrem com a despesa que têm com as passagens de deslocamento diário para cidades como Vitória da Conquista e Itapetinga.

O fato é que com isso a comunidade itambeense, tanto os jovens como os adultos estão reconhecendo neles o direito e o dever de reclamar, de se posicionar, de cobrar seus direitos, mas é preciso pensar também no dever do cidadão de lutar por uma sociedade junta e igualitária pautada na ética e no respeito ao individuo. É preciso que esses e outros debates saiam das páginas virtuais e tomem às ruas. O cidadão itambeense precisa perder esse medo histórico de se posicionar, perder o medo da repressão e não se intimidar. Os jovens de Itambé precisam externar o amor que eles têm pela cidade e pensar no futuro, no futuro político da cidade, de não reproduzir esses meios de governar que estamos acostumados. É preciso não se acostumar com isso. A renovação política e da mentalidade de quem governa a cidade só vai realmente acontecer quando os jovens se derem conta de que é preciso partir do zero. Fazer uma revolução e convocar a população a participar ativamente das decisões políticas que dizem respeito ao futuro da cidade. Novos políticos que respeitam e amam sua cidade. Novos cidadãos que se sintam responsáveis e parte desse futuro. Em 2012 as eleições em Itambé indicam que esse futuro terá que esperar por mais quatro anos já que todos os candidatos apresentados representam a repetição do mesmo!

Que a internet sirva para fazer o novo cidadão itambeense nascer na vida real!
Reações: